terça-feira, 20 de março de 2012

Obesidade na adolescência.


A adolescência trata-se de uma fase de transição e indecisão devido à grande quantidade de informações que recebemos, porém fundamental para o desenvolvimento do ser humando mais completo tanto físico como emocional.
É um período da vida onde ocorrem várias mudanças físicas e psicológicas, altamente influenciadas por fatores genéticos e étnicos. É uma fase de muitas transformações que refletem de hábitos dos familiares e principalmente dos amigos, ou seja, de outras pessoas de sua convivência social, daquela cultura em que este indivíduo está inserido.
E é aí, nesse quadro, onde devemos dar maior atenção principalmente a adolescentes com algum tipo de problema em especial, como é o caso deadolescentes obesos.
Devido às suas condições, adolescentes obesos podem possuir graves problemas emocionais, sofrerem de depressão e outros problemas ligados à condição física, sendo que  muitos deles até já consideraram o suicídio como sendo o melhor caminho para se livrar das humilhações que por vezes passam devido à sua obesidade. Talvez por consequência de tantos problemas no convício social, jovens com excesso de peso geralmente possuem menos amigos  do que os adolescentes magros de sua idade.
           Fatores ambientais da obesidade

Entretanto, o genes não sentenciam a pessoa a ser obesa pelo resto da vida. O ambiente também tem forte influência como uma das causas da obesidade. Isso inclui hábitos de estilo de vida, como o que a pessoa come e seus hábitos de atividade física.
Embora você não possa alterar sua herança genética, pode mudar seus hábitos alimentares e níveis de atividade física. Tente essas técnicas que tem ajudado as pessoas a perderem peso e não recuperá-lo:
  • Aprenda como escolher refeições mais nutritivas com menos gordura.
  • Aprenda a reconhecer e controlar as características do ambiente que o fazem comer mesmo quando não está com fome, como por exemplo odores convidativos.
  • Fique mais ativo fisicamente.
  • Mantenha registros do que você come e das atividades físicas. 

    Fatores psicológicos da obesidade

    Fatores psicológicos também podem influenciar os hábitos alimentares. Muitas pessoas comem como resposta a emoções negativas como tristeza, tédio ou raiva.

    A maioria das pessoas acima do peso não tem mais problemas psicológicos do que as com o peso correto. Ainda assim, até 10% das pessoas com obesidade moderada, que tentam emagrecer sozinhas ou através de programa de perda de peso comercial, têm desordem de compulsão alimentar. Essa desordem é ainda mais comum em pessoas com obesidade severa. 
    Outras causas da obesidade

    Algumas doenças podem causar obesidade ou a tendência a ganhar peso. Essas incluem hipotireoidismo, síndrome de Cushing, depressão e certos problemas neurológicos que podem levar a comer demasiadamente. Ainda, medicamentos como esteróides e alguns antidepressivos podem causar ganho de peso. Um médico pode dizer se você está com uma condição médica que está causando ganho de peso ou tornando o emagrecimento mais difícil. 
    Como é o tratamento da obesidade ?

    O método para tratamento depende do nível da obesidade, condição geral de saúde e motivação para perder peso. O tratamento da obesidade pode incluir uma combinação de dieta, exercícios físicos, mudança de comportamento e algumas vezes remédios para emagrecer. Em alguns casos de obesidade severa, a cirurgia para redução de estômago (bariátrica) pode ser recomendada. Lembre-se que o controle de peso é um esforço para toda a vida.

    Opinião:

    Hoje em dia , os jovens não fazem mais exercícios físicos, ficam o dia inteiro no computador, jogando vídeo game, deitados, só comendo.  Claro, não se pode mais sair por ai sem se preocupar, pois as ruas andam muito perigosas, é e preferível aos pais que os filhos fiquem dentro de casa, porem passar o dia inteiro em casa, sem nenhum exercício físico, não é bom, ficando em casa, os adolescentes não tem o que fazer, e vão comer, normalmente doce, muito doce, e esses e outros fatores são o que  causam a obesidade. Se não começarem a se ligar, a comer menos doces, fazer mais exercícios, ter uma alimentação saudável, os adolescentes obesos serão maioria no mundo. Se liguem, obesidade não faz bem, nem pra saúde , nem para o nosso psicológico.
    Escrito por : Darlene Garcia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário